Alongando a vida útil

Como comentamos no post sobre a busca do equilíbrio, os 8 tipos de ações tem um efeito bastante simples na vida útil dos bens que possuímos: alongá-la.

O gráfico acima mostra as curvas típicas de utilidade versus tempo para o caso de utilização básica (área mais escura) e para o caso de utilização expandida (área mais clara) por reusos. As áreas destes gráficos podem ser entendidas como o valor útil destes bens, ou quanto um eles atendem atender às necessidades de um, ou mais, indivíduos. Nesta representação gráfica, intui-se que o uso total (Ut) pode ser multiplicado significativamente se considerarmos os reusos:


(Utotal = Ubásico+Uexpandido, onde Uexpandido ~ Ke*Ubásico)

Ke é o fator de expansão da vida útil em decorrência dos reusos


Se, como na ilustração, tivemos um fator Ke = 200%, podemos concluir que para este item, se todos forem eficientemente “re-usados”, precisaríamos apenas de 1/3 deles para a mesma necessidade.

Um dos objetivos do projeto REUSOS é medir o potencial Ke para um grupo crescente de categorias de bens e compartilhá-los com a sociedade.

E isto traz benefícios para os indivíduos, para a sociedade e para o meio ambiente. No entanto, também tem um efeito inicialmente danoso para as empresas que produzem estes bens. Em um primeiro momento, as vendas começarão a cair, mas alguns efeitos benéficos bom ser capturados para re-estabilizar e retomar crescimento da indústria:

  • Aumento da percepção de valor de um bem (desde que seja durável), o que pode ser, em parte, transferido para o preço.
  • Redução de custo de produção pela reciclagem do material utilizado.
  • Novas demandas de serviços associados aos bens de vida mais longa.

É importante, para que todos possam se adequar a nova proposta, que esta transição ocorra de forma gradativa mas crescente em intensidade. E que estejamos cientes que muitos obstáculos serão encontrados no caminho.

Publicado por Thales Miranda

Experienced Executive and Entrepreneur with 25+ years career built in the information technology and services industry, in Brazil and USA. Skilled in multinational team leadership, strategic changes, and complex negotiations. Deep practical knowledge in methods and solutions such: Design Thinking, Agile Mgmt., Lean Mgmt., Open Innovation, Cloud, Big Data, Social Networks, IoT, Mobile Apps

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: